Total Pageviews

Monday, March 28, 2005

24/XXIV - ENFIM, EM CASA

*
Edição do princípio do século XX
 
 
Imagem: Internet




Tia Ema acabava de sair para regar a horta. Quase morre de susto ao ver Dorothy, disparada em sua direção.

- Minha filha, minha filha! – grita, apertando a menina com força nos braços, cobrindo-lhe o rosto de beijos. Onde esteve esse tempo todo?

- Na Terra de Oz!

- E Totó?

- Também.

- Terra de Oz?

- Uma ‘parada legal’, tia. Altas aventuras!

- Como isso aconteceu?

- Não sei bem, mas foi a melhor viagem de toda a minha vida. Parecia um sonho, o maior ‘barato’!

- Bem, fiquei na mesma, não entendi.

- Posso explicar.

- Agora não. Depois você me explica tudo direitinho, porque uma história boa desse jeito, vale a pena entrar para o nosso album de recordações.

- Claro, claro.

- Assim, se formos por parte, não será dificil para sua velha tia compreender, não é mesmo?

Dorothy faz um sim com a cabeça e, cada vez mais emocionada, abraça tia Ema com mais força ainda, dizendo:

- Oh!... Tia querida, quanto me alegro de estar de novo em casa. Agora, quero abraçar o tio Henry.

- Claro, claro. Ele vai levar um susto danado, vamos lá.

Imediatamente as duas caminham até o estábulo. De fato, o velho Henry leva o maior susto ao ver a sobrinha, novamente, na sua frente:

- Meu Deus, nem acredito que você voltou!

Dorothy, também muito comovida, dá o maior abraço nele, que enche os olhos de lágrimas ao rever a sobrinha toda contente. Mesmo com certa dificuldade de expressar sentimento, disse com a voz embargada que sentiu muita sua falta, como também do Totó.

Depois de um longo suspiro, a garota:

- Querido tio, ainda que tudo tivesse sido apenas sonho, ganhei a certeza de que amo muito a minha família e a minha pátria. Ai, como estou feliz de estar de volta ao Kansas?!

- Supimpa! – exclama Henry Gale, dando uma risada gostosa.

- Adoro vocês. Adoro.

- Gostou da casa nova que construí para nós? Muito, muito mais resistente ao sopro dos ventos.

- Linda.

- Eu e Ema, depois daquele terrível ciclone em que você desapareceu com a casa e tudo mais, aprendemos que, para ser feliz em família, a gente tem que construir o presente, refletindo nos furacões do amanhã.

- Claro.

- Agora, temos um quarto só para você, o que acha disso, mocinha?

Com uma só palavra a garota manifesta sua gratidão:

- Maravilha!

Ema dá um passo à frente, enlaça de novo a sobrinha em seus braços e revela comovida:

- Ô, meu Deus, glória aqui nesse dia de glória! Que bom vê-la de novo com a gente, menina!

- Obrigada, tia, obrigada. Com a fada Glinda aprendi que vida não é medida pelo número de vezes em que a gente respira, mas pelos momentos que perdemos o fôlego de tanto amor, de tanta felicidade.

Durante o tempo em que esteve fora, Dorothy descobrira que a beleza mora nas minúcias. E que o tio Henry, como o velho Oz, não tinha nada de bobo para morar no Kansas, raciocinava rapidamente. Era ótimo para calcular variações do tempo.

 

 

 

 

* Para saber mais:

 

Qual é a diferença entre ciclone, tufão, tornado e furacão?

Ciclone, tufão ou furacão são nomes diferentes para o mesmo fenômeno. Varia conforme a região. Nos Estados Unidos e na América Central costuma chamar-se de ciclone ou furacão. Tufão, quando aparece no Japão ou na Ásia. Podendo chegar a 1000 metros de diâmetro e ventos de mais de 120 km/h. A região central do furacão, conhecida como olho pode atingir até 16 km de diâmetro.

 

                                         TURBILHÃO EM FURIA

 

Quando acontece, a região pode ser atacada durante dias por ventos de 120 km/h. Tem sua origem sobre mares e oceanos muito quentes (mais de 27 graus centígrados), onde se formam grandes quantidades de ar quente que sobem em colunas. A massa de ar torna-se tão grande e compacta que passa a sofrer influência da rotação da Terra. Ao subir, forma o movimento em espiral, de redemoinho.

Quanto mais próximo do centro, maior é a velocidade de rotação do vento. O ar se mantém em movimento até atingir altura elevada, resfriando-se e sendo arrastado para fora do furacão.

Nos Estados Unidos, com sua população preparada para enfrentar desastres da natureza, a passagem do furacão Floyd pela costa leste, no ano de 1999, custou mais de 4 bilhões de dólares em danos. A fuga de milhares de moradores vitimados foi a maior evacuação registrada na história do país.

 

                                     O TORNADO

 

O tornado é uma tormenta bem mais violenta, rápida e mortal. Aparece em qualquer lugar, dura dois ou três minutos, mas tem efeito demolidor, capaz de arrebentar tudo que encontra pela frente. Conhecido por funil tem poucos metros de diâmetro, mas traz ventos de até 800 km/hm.

Uma massa de ar quente e úmido não se mistura facilmente com outra massa de ar frio e seco. Quando elas se encontram em alta velocidade, vindo de direções opostas, o ar quente é lançado para o alto, se condensa e inicia a tempestade.

No momento do impacto, as duas massas começam a girar e perdem velocidade. No centro da tempestade, onde a rotação é mais intensa, surge um funil que chega até o solo. A velocidade do vento é muito forte, suficiente para destruir casas e lançar carros aos ares.

Para pesquisar mais:




 

 

- Fim -

 

 
 
* FBN© - 2013 – Enfim, em Casa – Cap. 24 de O MÁGICO DE OZ – Adaptação livre do original, editado no ano de 1900,  por: Welington Almeida Pinto - Categoria: Prosa Infanto-Juvenil – Texto original em português - IIustr.: Imagens da Internet  - Link: http://omagicodeoz.blogspot.com.br/2005/03/enfim-em-casa_28.html

 

No comments: