Total Pageviews

Monday, March 28, 2005

* OBRA-PRIMA DA LITERATURA INFANTIL

*
O Mágico de Oz

*
 
A primeira Capa do Livro, lançado em 1900





Judy Garland
Versão original da Metro - YouTube
The Wonderful Wizard of Oz
 

 




O

MÁGICO DE OZ

 

O Mágico de Oz, lançado em 1900 foi um livro inovador, editado com 24 cores cujas matizes mudavam de acordo com o lugar da história. Por exemplo, Kansas: cinza. Cidade das Esmeraldas: verde. E mais: as vinhetas ilustrativas entravam na área do texto. Para a época a formatação representava um avanço fabuloso no avanço do designer gráfico.

 

No final do século XIX, escritores e produtores de livros infantis da Europa e Estados Unidos da América, lideraram um movimento propondo histórias menos violentas e sanguinárias para o universo infantil. Para eles, livros de história eram para divertir, entreter e levar a criança à reflexão em um encontro de culturas diferentes, unidas pela literatura. Duendes, gênios e fadas já não despertavam tanto interesse no universo infantil.

O escritor norte-americano Lyman Baum também pensava assim. Tanto que, em maio de 1900, lança o primeiro grande romance da literatura de fantasia norte-americana: O Mágico de Oz, com nova abordagem e nova linguagem. Ilustrado por W.W. Denslow, a obra logo ganhou fama em todo o planeta, empolgando crianças de todas as idades, através das fabulosas aventuras de Dorothy e seu cachorrinho.

O êxito foi tanto que, em 1902, Lyman produziu em Chicago um musical inspirado nas aventuras de seu livro. Outro sucesso. Em pouco tempo foi convidado para interpretar o espetáculo nos palcos da Broadway, o maior centro teatral de Nova Iorque.

Em 1925 o Mágico de Oz virou filme. Mudo, mas estrelado por Oliver Hardy, da dupla o Gordo e o Magro, como o Homem de Lata. Mais tarde, em 1939, a Metro fez boa adaptação para a tela grande do musical, destacando seu elenco com a impecável atuação de Judy Garland. O filme ainda é considerado o mais visto de todos os tempos no cinema e na televisão, registrando mais de um bilhão de espectadores. O público? O público tem a idade do encantamento, o som do riso e da emoção que desperta no espectador.

Doce, divertida e com muita aventura, existe mesmo uma força especial na obra de Lyman. Para sentir e viver as peripécias dessa mocinha de 12 anos vire a página e viaje com Dorothy e seus companheiros, pela surpreendente estrada de pedras amarelas, numa aventura recontada com a exuberância da natureza brasileira. Não se trata apenas de uma tradução ou de adaptação, mas de uma tentativa de oferecer ao texto clássico a dimensão de atualizada, mais de um século depois.

Platão defendia a existência de certas ideias inatas. Já Aristóteles acreditava que nada na mente independia do mundo externo, percebido pelos sentidos. Lyman focou um pouco dos dois. Em O Mágico de Oz, o escritor norte americano mostra que criatividade no campo das letras não tem limites.

Quando a gente lê um livro alguma coisa muda dentro. Leia sempre e seja feliz.

 

 

Welington Almeida Pinto

* A escrita foi a primeira memória artificial do mundo, inventada pelos chineses para guardar dados e histórias, que nenhuma memória natural pode reter.




 

4 comments:

Raoni David said...

Ei, amigo ou amiga, será que pode me ajudar? Gostaria de obter uma definição ou descrição psicológica do Leão, personagem do Mágico de Oz. Se possível, envie para o meu e-mail: raoni@santistaroxo.com.br procurei isso na internet toda e não achei... agradeço muito a atenção!!

Andressa Dantas said...

Desculpe mas qual o total de folhas para a impressão preciso para pesquisa de escola e não sei quantas são

Anonymous said...

Olá, vou fazer a pergunta que não quer calar:
QUAL A IDADE DE DOROTH?
Já que no livro original e nos tantos outros adaptados, nunca é revelada, ficando a dúvida entre 6 e 10 anos, se referirmos as ilustrações.

Wagner costa said...

8anos